terça-feira, 27 de julho de 2010

Porque sim...

Olhar e ver não é identificar, é penetrar. Há rostos que cintilam, é como uma emanação que impregna a película. Diz-me Bonnard: “o que procura? porquê agora? o que o levou a disparar agora?” E eu respondi-lhe “ouça lá, porque é que há pouco pôs ali aquela pincelada amarela?” Ele desatou a rir. Ambos sabíamos que a sensibilidade não se explica...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Composição

... Quando forçamos, não há nada; não é querer que interessa mas sim estar disponível, receptivo; é por isso que é importante não pensar. Cézanne dizia: "quando pinto e me ponho a pensar, sai tudo mal."... Nunca procuro fazer uma fotografia grandiosa. É ela que se me oferece, há que estar disponível para a captar. Estar ali, sem pensar, esquecer-se, não querer, mas o dom, o instinto, o olhar atento... Não há grande segredo, não é mais que isso.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

1/125

Raramente vemos as provas de contacto, vemos apenas a fotografia escolhida. Não vemos o antes e o depois, como numa prova de contacto. Uma fotografia é tirada em 1/125 segundo. O que conhecemos dum trabalho dum fotógrafo? Cem fotografias? Admitamos que são 125. Bom, já é obra! Tudo somado, dá um segundo. Digamos que conhecemos 250 fotografias. Já é uma grande quantidade de trabalho. Mas só corresponde a dois segundos. A vida de um fotógrafo, ainda que seja de um grande fotógrafo... dois segundos.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Soma

Quantos minutos passaram? Quantos sopros? Quantas vidas floridas? Quantas ilusões? Quantos sim? Quantos não? Quantas vozes cantaram no silêncio? Quantos dias sucederam à noite? Quantos cenários se abateram? Quantos desertos brotaram? Quantos gritos nasceram? Quantos gritos pereceram? Quantos gritos? Quantas razões se impuseram? Quanta gente respira o último sopro? Quantas flores nos seguem? Quantos olhos murcham assim? Quantas multiplicações se transformam em pães? Quantas metros quadrados de terra nos sustém?Quantas flores são precisas para acreditar? Quanto universo existe para te abraçar? Quantas perguntas orfãs de resposta?