quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cosmos

A dimensão da realidade tem a proporção do nosso olhar! Em criança vivi um momento assustador: subitamente compreendi que existe algo demasiado grande, a que chamamos Cosmos, e que todos nós vivemos numa pequena quadrícula, num planeta, a que chamamos Terra. E chamarem Terra à terra em que vivemos foi para mim uma valente partida. É que terra significava um pedaço de horizonte sólido, seguro e perene, com a mesma validade e garantia que continha a existência dos meus pais. Mais... nós íamos todos à terra, e lá na terra moravam os meus avós, e também eles eram sólidos e eternos. Até que percebi que os adultos podiam morrer, as crianças não, mas os adultos podiam morrer, e lembrei-me que os meus pais eram adultos... foi a segunda partida. Dobramos esta fronteira e passamos a ser adultos. Mas nem por isso a dimensão da realidade deixa de ter a proporção do nosso olhar, talvez o que suceda aos adultos é que vão perdendo a capacidade de reconhecer e de se espantar com as múltiplas dimensões que nos rodeiam, provavelmente por nos lembrarmos que a ignorância nos protegia, que morrendo os pais não há quem os substitua... de facto, olhando para o cosmos, não perdemos a dimensão de uma criança.

1 comentário:

  1. :) Pois tem, sem dúvida. Basta reflectir sobre o tempo que cá andamos comparado com a idade do rio e das pedras da tua fotografia... somos tão pequeninos...

    ResponderEliminar